sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Next Level Apps

Olá povo,

No próximo dia 13 de dezembro vou participar do Next Level Apps, uma iniciativa gratuita do Google que visa ajudar a evoluir aplicativos Android já publicados. No evento haverá uma série de palestras de alta relevância e com conteúdos variados.
O evento é aberto a empresas de qualquer porte, startups e empreendedores ou desenvolvedores individuais que já tenham publicado um aplicativo Android, mas acham que podem ter um aplicativo ainda melhor!
Eu vou participar ministrando um CodeLab de Android Wear explicando como integrar seus aplicativos aos smartwatches, otimizar notificações e também conhecer as melhores práticas dessa nova plataforma do Google, lançada no Google I/O 2014.

O evento acontecerá das 08:00 às 21:00 no Centro de Convenções Rebouças, localizado na Rua Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23 - Cerqueira Cesar, São Paulo.

Mais informações em www.nextlevelapps.mobi

[EDITADO 15/12/2014]
Segue abaixo os slides da minha apresentação (ou clicando aqui)

O código-fonte está disponível em: https://github.com/nglauber/NextLevelApps.

Ao pessoal que assistiu e avaliou minha palestra, muitíssimo obrigado! Fiquei muito feliz com essa notícia.
[/EDITADO]

4br4ç05,
nglauber

domingo, 19 de outubro de 2014

Brincando com Material Design no Lollipop

Olá povo,

Tô sem tempo de postar aqui no blog porque estou trabalhando para finalizar o meu livro. Com o lançamento do Android 5.0 Lollipop, me vi obrigado a escrever um capítulo só sobre ele.
Olha só um esboço do exemplo de Material Design do capítulo sobre o Lollipop.


Tenham fé, que um dia esse livro sai :)

4br4ç05,
nglauber

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Motorola Moto 360 x Samsung Gear Live

Olá povo,

Todo participante da Google I/O 2014 ganhou um smartwatch no dia do evento. Podíamos optar pelo Samsung Gear Live ou o LG G Watch. Acabei optando pelo relógio da Samsung pelo tamanho da tela e pelo sensor de batimento cardíaco.
Mas o Google prometeu que enviaria o Motorola Moto 360 "em breve". Devo adimitir que fiquei cético de eles enviariam aqui para o Brasil. Mas depois de muito esperar ele finalmente ele chegou!*
Sendo assim, me senti obrigado a fazer um comparativo entre meus dois smartwatches. As principais diferenças e que eu achei a usar os dois estão descritas a seguir.
  • A tela redonda do M360 aparenta ser maior do que a do Gear Live o que facilita a leitura.
  • O modelo do M360 que eu recebi tem uma pulseira com o fecho de fivela, diferente do Gear Live que é de pressão. Achei mais chatinho de colocar o relógio no pulso, mas em compensação você não corre o risco do relógio sair voando e cair numa poça de lama num dia de chuva caso você se enrosque em alguma coisa. É... aconteceu comigo... :( Mas ele sobreviveu e só saiu com um pequeno arranhão na parte metálica :)
  • Não sei se todos sabem, mas a área útil da tela do M360 não é completamente redonda. Na parte inferior fica uma área física onde encontra-se o sensor de luminosidade/presença que ocupa parte da tela do aparelho.
  • Um detalhe que não me agradou no M360 é que apenas 1dos 7 mostradores padrão (chamados de wearfaces) mostra a data. No Gear Live temos 13 mostradores dos quais 4 mostram a data. Isso é besteira, é só ir no Google Play e baixar um (ou fazer um, porque não?)...
  • Sem dúvida o que mais me incomodou foi que, para ver as horas no M360, eu tenho que movimentar o braço. Diferentemente do que acontece no Gear Live, que mesmo com o braço imóvel, os ponteiros são exibidos (ou os números no caso do mostrador digital), e ao fazer o gesto de ver as horas a tela do aparelho é acesa por completo. Achei estranho não ter isso no M360, pois o Moto X já tem um comportamento parecido.
  • O ponto negativo do item anterior se transforma em ponto positivo no quesito duração da bateria. O M360 durou comigo facilmente 2 dias, enquanto que o Gear Live dura entre 1 dia e 1 e meio.
  • O caregador por indução do M360 é muito fodástico, além de não precisar conecta-lo a nada, a bateria carrega bem rápido. Já o carregador do Gear Live é ruim de conectar/desconectar, sem contar que eu acho muito frágil. Sempre acho que ele pode quebrar a qualquer momento (como aconteceu com um conhecido na imagem abaixo).

    [EDITADO em 15/12] O conector do meu Gear Live quebrou... :( [/EDITADO]
  • Ambos possuem sensor de batimento cardíaco, mas o do M360 eu achei legal :)
  • E para desenvolver? No Gear Live você pode desenvolver utilizando o cabo USB normalmente, já no M360 você terá que fazer o deploy via bluetooth.
[EDITADO em 13/10]
Fui testar um layout para tela redonda no Moto360 e descobri que ele  só carrega o layout da tela quadrada :(
https://code.google.com/p/android/issues/detail?id=76097

Ao voltar a usar o Gear Live hoje, notei que ele é mais fluido que o Moto360.

[EDITADO em 15/10]
Notei que a frente do relógio (wearface) influencia drasticamente na bateria. Usei uma frente ontem que a bateria durou em torno de 13 horas. Utilizei uma do próprio aparelho hoje e após 14 horas de uso ainda restavam 51% de bateria.
[/EDITADO]

Resultado final? Bem eu compraria qualquer um dos dois facinho :)
Atualmente o M360 está sendo vendido por 249.99 dólares enquanto que o Gear Live é 199.99.

Falei alguma besteira? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

4br4ç05,
nglauber

*Chegou pelo FedEx e o Google pagou todos os impostos... Valeu GOOGLE!!!!