sábado, 5 de julho de 2014

Android Wear


Olá povo,

No Google I/O 2014, um dos principais destaques foi o Android Wear, versão do Android focada em "dispositivos vestíveis", em especial os smartwatches, ou relógios inteligentes. Cada participante ganhou um e poderia optar por um dos dois modelos: o Samsung Gear Live ou o LG G watch. Optei pelo da Samsung devido ao tamanho da tela um pouco maior que o da LG, mesmo sabendo que a bateria durava um pouco menos. Após uma semana de uso, estou satisfeito com o "brinquedinho".
Uma coisa muito bacana de usar o relógio é que ele fica sincronizado com o seu smartphone/tablet, dessa forma toda notificação disparada aparece em ambos os devices. Assim, quando uma notificação é removida do relógio (fazendo o swipe para direita) ela é removida do smartphone/tablet e vice-versa.

Mas não é porque você não tem o relógio que você não pode brincar com o Android Wear. Nesse post vou mostrar como configurar o ambiente para começarmos a brincar os relógios Android.

O que precisaremos?
1) Inicialmente necessitamos da atualização do Google Play Services 5, Google Search e do aplicativo do Android Wear no seu aparelho. Como elas estão em fase de testes (Developer Preview), devemos nos tornar testadores desses aplicativos. Para tal, siga os passos descritos nesse link, que basicamente permitirá que você se torne um tester da versão developer preview desses aplicativos.
2) Ainda no link acima, é informado que devemos abrir o Android SDK Manager para adicionarmos um novo repositório para podermos baixar o SDK Tools 23 e o Platform Tools 20.
3) Precisaremos também do Android Studio 0.8.1 para criar nossos aplicativos wearable. Ele disponível nesse link.
4) Quando tudo estiver pronto, abra o AVD Manager e crie um novo AVD. Conforme podemos observar na figura abaixo, no campo Device temos a opção Android Wear Square e Android Wear Round que representam a tela do relógio que pode ser quadrada ou redonda respectivamente. O comando de voz presente no dispositivo real não está disponível no emulador, então devemos deixar o campo "Hardware keyboard present" habilitado. Preencha os demais campos conforme a figura e depois clique em Ok.
5) Configurado o emulador, mande executar e você deve ter algo como a figura abaixo.
6) Agora abra o terminal e digite o seguinte comando na pasta ANDROID_SDK/platform-tools.
 adb -d forward tcp:5601 tcp:5601
Esse comando deve ser feito para permitir a conexão entre o seu smartphone/tablet e o emulador do wear.
7) Agora abra o aplicativo do Android Wear, clique no menu e selecione a opção Parear com novo wearable.
Será exibida uma tela similar a abaixo. Clique em Next (seta azul) para continuar.

Clique na engrenagem e selecione "Parear com emulador".
Se tudo correr bem, aparecerá a tela inicial com o título "Emulador Conectado".

Um teste simples
Apenas para confirmar se está tudo funcionando, vou mandar um email para mim mesmo. Isso fará com que uma notificação seja disparada no smartphone/tablet. Se estiver tudo ok, a mensagem também chegará no emulador. Conforme podemos ver na imagem abaixo.
Ao tocar na notificação ela ocupará a tela toda e poderemos vê-la melhor, inclusive podendo fazer scroll. Ao deslizar para a esquerda, podemos ver mais opções como excluir, responder e abrir no smartphone.
Se escolhermos a opção "Responder", podemos enviar um email de resposta apenas falando o seu conteúdo. Ao selecionarmos essa opção a tela abaixo será exibida.
No emulador, temos que digitar o texto de resposta, mas no relógio real, apenas falamos, o reconhecimento de voz é feito e o email será enviado.
No próximo post vou mostrar como fazer isso na sua aplicação! \o/

Qualquer dúvida, deixem seus comentários.

4br4ç05,
nglauber

Fonte: http://developer.android.com/training/wearables/apps/creating.html

Nenhum comentário: