segunda-feira, 30 de junho de 2014

Google I/O 2014

Olá povo,

No último dia 21/06 viajei para San Francisco para o meu primeiro Google I/O, conferência anual do Google. O evento aconteceu nos dias 25 e 26/06, e nesse post vou contar um pouquinho de como foi a viagem, pois todas as palestras podem ser vistas aqui ;)
Peguei um vôo da American Airlines de Recife para Miami (6 horas), e de Miami para San Francisco (mais 6 horas). Chegando em SF, fui recepcionado pelos meus estimados colegas Neto Marin e José Papo, que me levaram para conhecer o Pier 39, um ponto turístico da cidade.
Almoçamos por lá e depois demos uma volta pela cidade de carro. Depois eles me deixaram na casa onde fiquei hospedado (ótima por sinal) que fica a 15 minutos do centro. Dividi a casa com mais dois colegas: Alexandre Tarifa e Paulo Fernandes.
Na segunda-feira (23/06), fomos conhecer o Google, e foi simplesmente fantástico com vários prédios bacanas pra caramba. Mas minha principal meta era: tirar fotos no prédio onde ficam as estátuas do Android. Missão cumprida! :)


Assisti a vitória da seleção brasileira por 4x1 sobre Camarões no refeitório do Google, onde tinham vários brasileiros torcendo pela nossa seleção. Foi massa! :) Em seguida conheci outros prédios do Google Plex.
Lá dentro tem uma loja que vende camisas, bonecos, casacos com estampas das coisas do Google. Aí lascou! Comprei um monte :)
Depois do passeio no Google, fui conhecer um pouquinho do centro de SF. Uma coisa curiosa (e boa ao meu ver) é que as 20:00 ainda está claro, só começa a escurecer entre 20:30 e 21:00 :)
Jantei na Cheesecake Factory (infelizmente Penny não trabalha lá) e além de a comida ser excelente (e não tão cara) a vista de lá é bem bacana.
Terça-feira foi o dia de fazer o checkin no local do evento o Moscone Center West que estava vestido para o Google I/O.

Fiz a confirmação da minha presença e ganhei aquele kit básico de evento (crachá, camisa e garrafinha). Em seguida, fui para uma festa exclusiva para os GDEs onde conheci outros GDEs do resto mundo. Depois de algumas horas, fui pra casa pra descansar e me preparar para o primeiro dia do evento.

Acordei cedo na quarta-feira preparado para enfrentar a maratona de palestras que estava por vir. Peguei uma fila que deu a volta no quarteirão e perdi os 20 primeiros minutos do keynote de abertura (fiquei puto, porque GDE não precisava pegar essa fila) mas tudo bem, assisti quando cheguei em casa.
No keynote de abertura, os principais tópicos do Android foram:
- Android L Developer Preview que ficará no lugar do KitKat;
- Android Wear, o Android para dispositivos vestíveis, em especial, relógios e o glass;
- Android Auto, distribuição da plataforma para carros;
- Android TV, mais uma tentativa do Google em emplacar nas smartTVs.
Como é de costume o Google dá um "presentinho" a todos os participantes do I/O, e esse ano o participantes poderiam escolher entre o LG G watch ou Samsung Gear Live. Eu escolhi o segundo, (aos assaltantes de plantão, digo logo que não vou usa-lo :) A promessa é que depois (não sei quando) cada participante receberá também o Moto 360 (ficarei na torcida).
Uma coisa que foi impressionante pra mim foi o telão e a quantidade de pessoas (eu ouvi algo em torno de 6 mil).

Assisti palestras a tarde toda, e no final do primeiro dia, teve uma festinha bem legal. E o que é mais bacana nesse tipo de evento são as pessoas que você conhece. Conversei com um ex-gerente do NetFlix, com um TL do Hotel Urbano, uma designer do LinkedIn...
O segundo dia foi mais uma maratona de palestras, mas o que mais se falava era no novo visual/tema do Android: o Material. Muito bonito e consistente, ele foca muito em animações e promete trazer várias APIs (além do framework de animação existente desde o Honeycomb) para facilitar esse trabalho.

Um outro assunto recorrente eram os wearables, mais especificamente os relógios. Penso que o Google está investindo pesado e eu acho que a moda dos smartwatches vai mesmo pegar. Eles funcionam muito bem integrados com o smartphone, e inclusive o SDK já está disponível para download. Eu baixei o Android Studio 0.8 e já comecei a brincar com ele (já fiz até um app pro meu relógio :)

Ia esquecendo que não resisti e dei uma "tietada" em dois caras que eu sou muito fã: o Reto Meier e o Romain Guy. Se você mexe com Android e não conhece esses caras, bem... deveria conhecer :)
Bem pessoal, é isso. Quis resumir nesse post a história do meu primeiro Google I/O. Se vocês tiverem dúvidas sobre a viagem ou sobre o que aconteceu no evento, deixem seus comentários que eu vou editando aqui.

4br4ç05,
nglauber

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nelson, boa tarde,

Deve ter sido mesmo uma viagem fabulosa.

Seria muito bom se você fizesse uma ou mais publicações sobre o Android 5 voltado para desenvolvedores

Estou a estudar neste momento o livro Padrões de Projecto para o Android do Greg Nudelman.
Ele também esteve por lá ?

Um abraço
Malainho

Unknown disse...

Massa Glauber, se puder conta mais detalhes sobre as novidades do que esta por vir... =] Grande abraço.

Nelson Glauber disse...

Oi Malainho,

Vou tentar preparar um post sobre wear e outro sobre o novo tema do Android L, o Material.
Não vi o Gred Nudelman por lá, mas é que foquei em assistir palestras mais focadas em desenvolvimento que UI/UX.

--

Oi Juscilésio,

Você pode saber TODOS os detalhes assistindo as palestras. Escrever sobre tudo vai ser f0d@ ;)

4br4ç05,
nglauber