quarta-feira, 5 de maio de 2010

Android - Criando Diretórios e Mudando o Wallpaper

Olá povo,

Recebí um e-mail de um ex-aluno do curso de Android me perguntando como fazer para criar diretórios e mudar o papel de parede do aparelho programaticamente.

Para criar diretórios basta utilizar o código abaixo:

File dir = getFileStreamPath("minhasimagens");
if (!dir.exists()){
    dir.mkdirs();
}


O método getFileStreamPath é da classe android.content.ContextWrapper e retorna um objeto do tipo File, similar ao do Java SE. A chamada desse método referenciará arquivos ou pastas dentro um diretório da memória interna do aparelho reservado para aplicação. Esse diretório está localizado em /data/data/pacote.da.aplicacao/files. Dessa forma, ao chamarmos o método mkdirs() será criado um subdiretório nesse local.

Para alterar o papel de parede também é bem simples, vejam abaixo:

String appDir = getFilesDir().getAbsolutePath();
Bitmap img = BitmapFactory.decodeFile(
              appDir+"/minhasimagens/wp02.jpg");
try {
  WallpaperManager.getInstance(this).setBitmap(img);
} catch (IOException e) {
  e.printStackTrace();
}


Vejam no exemplo acima, que estamos lendo do diretório de arquivos da aplicação, a imagem que será definida como papel de parede.

A última coisa que precisamos fazer é adicionar a permisão ao AndroidManifest.xml.

<uses-permission 
  android:name="android.permission.SET_WALLPAPER"/>


4br4ç05,
nglauber

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Android 2.1 no Motorola Milestone da Vivo

Olá povo,

Navegando pelos blogs da vida achei esse link que disponibiliza as versões do Motorola Milestone. Os links dos downloads são confiáveis, pois como vocês poderão ver, todos apontam pra https://rsddownload.motorola.com/download ou seja, um domínio Motorola. Acabei de atualizar o meu com a versão da Vivo, sem problemas.

Como não consegui tirar uma foto descente do aparelho usei o DDMS (do SDK do Android) para tirar duas screenshots do aparelho.




Como vocês podem reparar na "Versão de config. do Firmware" tem "VIVBRLAT" = "Vivo Brasil LatAm (Latin America)".

Primeira impressão: não mudou muita coisa. A câmera está mais legal (não sei se melhor), desktops (até 9), galeria de mídia reformulada e wallpapers animados. O browser não está pegando Flash. Na minha atualização não perdí os dados.

Uma das coisas que eu achei mais bacana foi a reformulação da Galeria. Ficou muito bacana com os efeitos 3D.

Não sei se quem atualizou pela vivo teve problemas com a aplicação de Dock, mas quando eu coloquei meu telefone no suporte multimídia, deu crash. A solução foi simples, bastou limpar o cache da aplicação. Para isso, vá até o menu Configurações > Aplicativos > Gerenciar Aplicativos. Isso exibirá as aplicações que você instalou no telefone. Mas como a aplicação de Dock veio com o aparelho você deve pressionar menu e selecionar Filtro. Marque a opção Todos. Aparecerá então a aplicação Base Multimídia, selecione-a e clique no botão Limpar Dados. Pronto, a aplicação volta a funcionar! E agora você pode fazer o ajuste de luminosidade na própria tela.

Atualizarei esse post com as novidades...

4br4ç05,
nglauber

domingo, 2 de maio de 2010

Propaganda enganosa: Atualização do Motorola Milestone para Android 2.1 pela Vivo

Olá povo,

Estou indignado com a falta de respeito ao cliente por parte da Vivo. Segundo o blog da empresa (ver imagem abaixo) deveria estar disponível desde ontem (01/05/2010) a atualização via OTA do Motorola Milestone para a versão 2.1 do Android . No entanto até agora, 19:30 do domingo, 02/05/2010, essa atualização não está disponível.



Segundo conversa com o suporte da Vivo (*474663), essa atualização não está disponível, o que caracteriza uma propaganda enganosa.

Vivo, um sinal de descaso com o cliente.

4br4ç05,
nglauber